Quinta-feira é dia de almoçar fora.

Nossa rotina de toda quinta feira, dando um descanso para as panelas.

CULINÁRIA

Carlos Patrocinio

5/23/20251 min read

Cuidar da casa é chato — eu penso assim —, mas a Márcia ama. Desde a pandemia, quando ficamos trancafiados em nossas casas, ficou mais evidente a trabalheira que dá colocar tudo em ordem, principalmente em casas com pets.

Mas uma coisa que toma bastante tempo das donas de casa é pensar no almoço. Não é fazer, nem comprar os ingredientes, mas sim pensar no que fazer, responder à pergunta: “Qual a comida hoje?”.

Aqui em casa nós temos um jargão que diz: “A Má não faz comida ruim”. Ela inventa umas coisas, faz uns catados e, de repente, brota uma refeição.

Um acordo informal que temos há algum tempo é que um faz a comida e o outro lava a louça. Apesar de sermos bem organizados, normalmente cozinhamos organizando tudo para facilitar a vida do outro.

Mas, pensando nesta trabalheira que dá, e de maneira a quebrar a rotina, instituímos há algum tempo (na verdade, desde dezembro de 2022) que, um dia da semana, a cozinha está fechada. E eu levo isso muito a sério, pois, neste dia, a Márcia não precisa pensar no que vai fazer e, sim, onde vamos comer. Mesmo que, naquela semana, por qualquer motivo ou razão, tenhamos almoçado fora de casa, isso não substitui a sagrada quinta-feira.

Já teve dia de comermos no domingo na La Zaza (rotisserie) e, na segunda, no Trimais (shopping Hipermercado), mas, na quinta-feira, lá estamos nós novamente, buscando um lugar pra almoçar.

Às vezes, este almoço é fora da Zona Norte, aproveitando o dia para rever algum amigo que trabalha ou mora um pouco longe da nossa zona de conforto. Outras vezes, a quinta é feriado; talvez até estejamos viajando. Dessa forma, a condição se estabelece naturalmente.

Hoje nós fomos mais ousados: elevamos o ticket médio do que costumamos gastar toda quinta-feira, mas valeu a pena. O Center Norte sempre vale a pena. Mas o Cruzeiro’s Bar… este, sim, é um espetáculo. Acompanhe no vídeo abaixo nossa quinta-feira deste 22 de maio.

https://youtube.com/shorts/0EXnQRHKv3Q?feature=share

Não importa o motivo pelo qual alguém busca uma refeição na rua, o certo é que a vida merece que as rotinas sejam prazerosas. Nesta rotina semanal, nós damos um descanso pra cozinha — e a esposa ainda agradece.