Será que minha pele é de açúcar?
Este foi um pensamento que me ocorreu em abril de 2018. durante uma caminhada com ameaça de chuva. 💭 Uma reflexão despretensiosa sobre a vida, o cotidiano e as curiosas analogias que surgem quando se caminha em paz consigo mesmo. 🚶♂️🌧️🍬
PENSAMENTOS
carlos patrocinio
5/15/20252 min read
Como todo domingo, saí para caminhar e, em função da ameaça de chuva, andei por apenas 4 km. Quando estava retornando, me ocorreu que as pessoas criticam quem não quer pegar chuva com um chavão que diz: “sua pele não é de açúcar, você não vai derreter.”
Daí comecei a elucubrar qual tipo de açúcar seria a minha pele. Com certeza, não seria aquele comum tipo União ou em barra, pois de refinado eu não tenho nada — com uma boa provocação, posso ser bem grosseiro quando quero.
Mas também não seria um adoçante em pó, aquele bem branquinho e fininho que uso há mais de 15 anos — não porque gosto, mas porque o açúcar refinado engorda. Muito menos o adoçante líquido, que quando seca fica esbranquiçado — logo, o tipo mais inadequado para ser pele na chuva. Além disso, as pessoas só preferem o líquido porque é mais prático de carregar e usar.
Não seria o adoçante culinário tipo "TalQual" — ele facilita, deixa a receita mais light, possui milhares de receitas... mas nada substitui um verdadeiro pudim de leite condensado feito com leite Moça em lata.
Talvez o açúcar mascavo — a cor dele se aproxima mais da cor da minha cútis, ele deixa tudo mais light, adequado ao meu momento fitness, e é fácil de achar. Vem em envelopes pequenos, fáceis de carregar. Mas o que afasta ele da minha correlação é que ele não adoça uma simples xícara de café, nem com um quilo de pó.
Desta forma, acredito que o açúcar na forma natural não satisfaz a equação. Mas se aquecer açúcar refinado no fundo da panela, ele escurece e toma uma forma mais firme — assim como eu. Fica muito doce, como meus amigos me descrevem. Quase todo mundo gosta, mas merece cuidado na hora de mastigar, para não vir preso o bloco dentário — como já me aconteceu.
Por isso, na próxima caminhada, não vou evitar a chuva. Pois açúcar queimado não derrete fácil na água fria. E, como toda bala açucarada, é difícil de mastigar — mas quem experimenta, gosta tanto que não vive mais sem.
Eu sempre digo que caminhar libera os pensamentos. Isso não significa que se aproveita algum... KKKKKKKKKKK
