Viagem Espanha e Portugal - Maio 2018 (Parte I)
No Podcast da Água pro Vinho falamos muito das viagens que fizemos e mencionamos essa em especial, mas fiquei com vontade de compartilhar mais detalhes. Por isso, resolvi escrever aqui pra vocês.
VIAGENS
Márcia Shimada
11/25/20254 min read


Em maio de 2018 fizemos uma viagem pela Espanha e Portugal, cujo motivo principal foi comemorar os 35 anos de casamento da minha irmã e conhecer a cidade de origem da nossa família paterna espanhola.
1º dia
Assim que chegamos a Madrid, já almoçamos em um restaurante na própria rua do Hotel Francisco I, na Calle Arenal, 15. À noite, fomos ao El Corte Inglés. O hotel fica muito perto da Puerta del Sol (onde está o famoso urso e o medronheiro, símbolo da cidade de Madrid).
Medronheiro é um arbusto ou pequena árvore de folha persistente, nativo da bacia do Mediterrâneo e da costa atlântica da Europa.
2º dia
Nosso roteiro foi bem dinâmico. Exploramos vários lugares: Palácio Real, Museo de la Catedral de la Almudena, Plaza Mayor e Mercado San Miguel, onde almoçamos um maravilhoso bolinho de bacalhau e “tapas”.
No café da tarde, experimentamos os deliciosos croissants da Pans & Company.
O casal aniversariante, celebrando Bodas de Coral, foi presenteado por nós com um jantar no Cardamomo, onde assistimos a um maravilhoso espetáculo de flamenco.
O clima no mês de maio estava perfeito: sol gostoso durante todo o dia e um ventinho leve que uma blusa resolvia. Andamos muito!
3º dia
Optamos pelo City Tour, o famoso ônibus turístico no qual você pode descer e subir quando quiser, com áudio explicativo na língua de sua escolha. Passamos por diversos pontos turísticos: Estádio Santiago Bernabéu, Puerta de Alcalá, Plaza de Cibeles, Plaza de Neptuno e Gran Vía.
Descemos no Estádio Santiago Bernabéu, pois já havíamos comprado os ingressos para o tour. Espetacular!
4º dia
Se quiser conhecer um lugar de verdade, coloque um tênis confortável, uma garrafinha de água, um lanchinho e caminhe bastante. Passeie pelas ruas, aprecie praças, parques, entre em cafeterias. Foi exatamente isso que fizemos.
Visitamos o Museo del Prado, o Parque del Retiro, caminhamos pela Gran Vía, Plaza de Toros e Plaza de España.
As gelaterias artesanais Amorino estão espalhadas pela cidade, então vale aproveitar os diversos sabores após uma boa caminhada.
No fim da tarde, nada como o tradicional chocolate quente com churros — só a massa, como manda a tradição — na Churrería 1902 Chocolatería.
5º dia – Toledo (fomos de trem Estação Madrid - Puerta de Atocha - Renfe)
Toledo é a cidade mais medieval da Espanha. A sensação é de estar dentro de um filme: ruas estreitas e labirínticas, feitas de pedra, íngremes, com edifícios históricos, muralhas imponentes e pontes antigas. Um verdadeiro museu a céu aberto.
Almoçamos no Almacén 51. Que delícia! O menu incluía dois pratos — escolhemos paella e carne — mais sobremesa (com quatro opções) e uma taça de vinho ou água, tudo por apenas 10 euros.
6º dia – Escorial (alugamos um carro para seguir viagem)
Visitamos El Escorial, um imponente complexo real que funciona como mosteiro, palácio, museu e biblioteca. Esse foi o único dia nublado e até chuvoso, o que combinou com o clima mais “soturno” do Vale dos Caídos, que impressiona pela história e pela grandiosidade de sua construção.
Finalizamos o dia com um ótimo lanche no Julián Becerro, na própria Calle del Arenal — um estabelecimento especializado em presunto curado. Perfeito para fechar mais um dia memorável.
7º dia – Segóvia
Segóvia encanta com suas muralhas medievais, igrejas românicas, um antigo palácio real e uma catedral gótica. O tradicional aqueduto romano, com mais de 160 arcos — a maioria ainda em granito sem argamassa original — está localizado sobre a Plaza del Azoguejo, no coração da cidade. Simplesmente fascinante.
Nesse mesmo dia, pegamos a estrada rumo a Guadalupe, cidade natal da minha família paterna. Almoçamos na estrada, naquele esquema dos 10 euros: entrada, carne, sobremesa e uma taça de vinho, água ou refrigerante.
8º e 9º dia – Guadalupe
Guadalupe é um encanto — quase um cenário de Romeu e Julieta em alguma de suas mil versões (risos). A cidade fica em Cáceres, na região da Extremadura. Visitamos a Catedral de Guadalupe, assistimos à missa das 12h e conhecemos o Monastério, onde uma prima trabalhava (hoje já aposentada).
Exploramos cada cantinho do Monastério. Os Reis Católicos se reuniram com Cristóvão Colombo ali e assinaram as ordens para as caravelas que partiram em 1492. Muitas figuras históricas importantes já se hospedaram no local, que hoje é um grande hotel de luxo.
Almoçamos no restaurante Altamira, que pertence à família. Nos hospedamos no Hostal Cerezo e visitamos uma prima da minha avó. Foi um resgate familiar muito caloroso — os aniversariantes das Bodas de Coral ainda ganharam um bolo!
Dois dias em Guadalupe foram poucos. Ficou aquele gostinho de “quero mais”.
Foram dias maravilhosos na Espanha, mas nossa jornada chegou ao fim por lá. Era hora de partir para Portugal.
Se vocês quiserem assistir um bate papo bem descontraído , regado a um excelente vinho, assistam nosso podcast
https://www.youtube.com/live/RKsiU6AcwQ4?si=VVbWBg1hLYnvleYy




















